sábado, 22 de agosto de 2015

OS DESAFIOS DO COTIDIANO EDUCACIONAL: O CASO DA EDUCAÇÃO FÍSICA

The challenges of education every day: the case of Physical Education


Marta Nascimento Marques
Rodrigo de Rosso Krug
Hugo Norberto Krug
Victor Julierme Santos da Conceição

Resumo: 

Este estudo teve como objetivo identificar e analisar os desafios percebidos pelos professores de Educação Física no cotidiano de suas práticas pedagógicas na escola. O caminho metodológico adotado seguiu os pressupostos da abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. O campo de estudo foi uma escola pública de Santa Maria, RS, tendo as informações coletadas por meio de uma entrevista semiestruturada, realizada com três professores de Educação Física do ensino fundamental. Para analisar as informações coletadas, foi utilizada a análise de conteúdo. Concluímos que os principais desafios encontrados são a falta de espaço físico e material, a desvalorização da Educação Física, a falta de união e companheirismo entre os professores, os baixos salários, as limitações quanto à maneira de o professor desenvolver suas aulas, a indisciplina e violência entre os alunos e as dificuldades de não disporem de tempo para refletir e trocar experiências. 
Palavras-chave: Educação Física. Desafios. Prática pedagógica.


Abstract: 

This study aimed to analyze the challenges perceived by Physical Education teachers in their everyday teaching practices in the school. The methodological tramp adopted followed the assumptions of a qualitative approach case study. The field study was a public school in Santa Maria, RS with the information collected through semi- -structured interviews held with three physical education teachers in elementary school. To analyze the information collected was used to content analysis. It was concluded that the main challenges encountered are lack of physical space and equipment, depreciation of physical education, lack of unity and fellowship among teachers, low wages, limitations on the way the teacher developing lessons, indiscipline and violence among students and difficulties they have no time to reflect and share experiences. 
Keywords: Physical Education. Challenges. Teaching practice.


Quer ler o artigo completo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário