sexta-feira, 21 de agosto de 2015

A complexidade da docência nos anos iniciais do ensino fundamental: a percepção dos acadêmicos de Educação Física em situação de Estágio Curricular Supervisionado

 The complexity of teaching in the early years of elementary education: the perceptions of academic of Physical Education in situation of Supervised

Hugo Norberto Krug
Victor Julierme Santos da Conceição
Rodrigo de Rosso Krug
Cassiano Telles

Resumo 
Esta investigação objetivo vou analisar a complexidade da docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental na percepção de acadêmicos da Licenciatura em Educação Física do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em situação de Estágio Curricular Supervisionado (ECS), enfatizando o seu papel de professor, os seus sentimentos e os seus desafios. A metodologia caracterizou-se pelo enfoque fenomenológico sob a forma de estudo de caso com abordagem qualitativa. O instrumento utilizado para a coleta de informações foi um questionário com perguntas abertas. A interpretação das informações foi à análise de conteúdo. Os parƟ cipantes foram quinze acadêmicos do 7º semestre do curso de Licenciatura em Educação Física do CEFD/UFSM, matriculados na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado III (Séries/Anos Iniciais do Ensino Fundamental). Constatou-se uma realidade educacional complexa e desafi adora para a atuação do acadêmico de Educação Física em situação de ECS nos anos iniciais do Ensino Fundamental e, decorrente disso, uma variedade de sentimentos, tanto positivos quanto negativos, nos futuros docentes. 
Palavras-chave: Educação Física. Formação de professores. Formação inicial. Estágio Curricular Supervisionado. Docência nos anos iniciais.

Abstract
This research aimed to analyze the complexity of teaching in the First Years of Elementary Education in the perception of academics the degree in Physical Education of Center Physical Education and Sports (CEFD) of Federal University of Santa Maria (UFSM) in Situation of Supervised, emphasizing their role of teacher, the their feelings and the their challenges. The methodology characterized by the phenomenological approach in the form of a case study with qualitative approach. The instrument utilized for data collection was a questionnaire with open questions. The interpretation of information was the content analysis. The participants were fitieen (15) academics from the 7th semester of the Degree in Physical Education of CEFD/UFSM, enrolled in the discipline of Supervised III (Series/First Years of Elementary Education). It has been found a complex and challenging educational reality for the performance of academics of physical education in situations of Supervised in the fi rst years of elementary education and, as a result, a variety of feelings, both positive and negative, in the future teachers. 
Key words: Physical Education. Formation of teacher. Initial formation. Supervised. Teaching in the fi rst years.


Quer ler o texto completo? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário