domingo, 23 de agosto de 2015

Teorizando o processo de construção do conhecimento prático do professor... de Educação Física Escolar


Theorizing the construction process of practical knowledge of teacher... of Physical Education School

Hugo Norberto Krug

Resumo
Este ensaio teve como objetivo teorizar sobre o processo de construção do conhecimento prático do professor de Educação Física Escolar. A teorização fundamentou-se no ensino reflexivo. Desta forma, a partir do referencial teórico que considera o professor como prático reflexivo, aborda-se a existência do conhecimento prático, a sua descrição, os aspectos que o influenciam e a sua organização (utilização) pelos professores. Neste sentido, os professores devem ser entendidos como sujeitos com capacidades de construir conhecimentos.
Palavras-Chave: Educação Física. Ensino reflexivo. Conhecimento prático.

Resumen
Este ensayo pretende teorizar sobre el proceso de construcción del conocimiento práctico pedagógico de Educación Física. La teoría se basa en la enseñanza reflexiva. Así, a partir del marco teórico que considera al profesor como práctico reflexivo, se aborda la existencia del conocimiento práctico, su descripción, los aspectos que influyen en su organización (uso) por parte los profesores. En este sentido, los profesores deben ser vistos como individuos con la capacidad de construir conocimiento.
Palabras clave: Educación Física. Enseñanza reflexiva. Conocimiento práctico.

Abstract
This trial aimed to theorize about the process of building the knowledge of Physical Education teacher. The theory was based on reflective teaching. Thus, from the theoretical framework that considers the teacher as reflective practitioner, addresses the existence of practical knowledge, its description, the aspects that influence the organization and its (use) by teachers. In this sense, teachers should be seen as individuals with capacity to build knowledge.
Keywords: Physical Education. Reflective teaching. Knowledge.


Quer Ler o Artigo Completo? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário