terça-feira, 6 de março de 2012

UM DEPOIMENTO AOS “GEPEFIANOS”: BOAS VINDAS

         Gostaria de desejar a vocês, integrantes do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física (GEPEF), BOAS VINDAS às nossas atividades formativas do 1º semestre letivo de 2012.
        Para mim, professor de Educação Física há mais de 32 anos, é uma imensa “SATISFAÇÃO” poder liderar um grupo de professores como o nosso GEPEF, pois ela, sem dúvida alguma, reforça a minha crença de que VALE A PENA SER PROFESSOR, VALE A PENA ACREDITAR NA EDUCAÇÃO!
        Quando pensei em escrever estas palavras a vocês, primeiramente, perguntei-me se não deveria partir de como vejo o futuro da Educação Física na escola, mas, ao refletir, cheguei à conclusão de que deveria partir dos sentimentos que nossa “CONVIVÊNCIA” pode vir a despertar entre nós, integrantes do GEPEF.
        Confesso que neste momento ocorre uma mistura de sentimentos em mim, como os de um pai, um irmão, um colega e porque não dizer de um amigo, mas acima de todos emergiu o sentimento de “SER PROFESSOR”. É um contentamento ter a incumbência de comunicar algum ensinamento aos seus liderados(as) que, sem dúvida alguma, poderão produzir frutos no futuro e quem sabe no presente. São os sentimentos de um pai, de um irmão, de um colega e de um professor onde aparecem misturadas a satisfação e a ansiedade de ver seus filhos, irmãos, colegas tornarem-se profissionais (PROFESSORES) cada vez mais competentes e capazes de transformarem o futuro e quem sabe também o presente.
        Desta forma, quero dizer a vocês que “ser professor” “É GOSTAR DE GENTE”. Por isso “ser professor” é um desafio permanente. Ainda “ser professor” é acreditar na força das pessoas e de suas capacidades. É querer ajudar na formação e educação das crianças, jovens, adolescentes, adultos e idosos de HOJE, mas, também, SERES HUMANOS de AMANHÃ.
        “Ser professor” é ser amigo, que ajuda incondicionalmente, mas que critica construtivamente quando é preciso.
        “Ser professor” é ouvir o silêncio de um olhar, o barulho de uma lágrima, a alegria de um sorriso ou o calor de um abraço.
        “Ser professor” é construir e reconstruir incessantemente. Construir alicerces para a vida e reconstruir caminhos perdidos.
        Como vocês podem ver SER PROFESSOR É APENAS ISTO! Mas isto deve ser perseguido todos os dias, ou melhor, um dia de cada vez. Devem ensinar, aprender, sorrir, desafiar, acreditar, querer, dar a mão, apagar fogos, ouvir, abraçar, observar, construir, reconstruir, ou melhor, devem ser vocês mesmos!
        Desta forma, neste momento em que manifesto as boas vindas às nossas atividades formativas do 1º semestre letivo de 2012, também divulgo o meu desejo de que todos vocês aprendam cada vez mais a serem PROFESSORES na essência da palavra. Mas, não se esqueçam que “ser professor” é uma construção permanente, isto é, devemos ir sempre na busca do SER PESSOA (humana), pois, segundo Ada Abraham, “O PROFESSOR É UMA PESSOA”. Não há como separar o “eu profissional” do “eu pessoal” (Antônio Nóvoa).
        Desejo-lhes um excelente semestre letivo e que todos alcançem as suas metas pessoais e profissionais. Com certeza acredito no potencial de vocês. Estes são os votos de um professor que no momento é líder de um grupo de convivência de pessoas acima de tudo “humanas”.

                               6/3/2012.
                        Prof. Dr. Hugo Norberto Krug

Nenhum comentário:

Postar um comentário