terça-feira, 6 de março de 2012

OUTRO DEPOIMENTO AOS GEPEFIANOS - VAMOS (RE)CONSTRUIR A NOSSA IDENTIDADE DOCENTE: COMO? AGINDO, REAGINDO, INTERAGINDO. PARTICIPANDO DO NOSSO GRUPO!

        Gostaria de destacar que o nosso Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física (GEPEF) além de trabalhar os seus objetivos específicos relativos a cada área do conhecimento em que está envolvido (Educação e Educação Física), também, e, principalmente, permite que permeiem conhecimentos sobre à formação de professores, já que temos como base de formação um curso de Licenciatura, pois, desta forma, somos e seremos sempre PROFESSORES.
        Assim, a nossa formação pode ser definida não só como uma atividade de aprendizagem situada em tempos e espaços limitados e precisos, mas, também, como a ação vital de construção de si próprio.
        Neste sentido, NINGUÉM SE FORMA NO VAZIO. Formar-se supõe troca, experiência, interações sociais, aprendizagens, um sem fim de relações. Conseqüentemente, o processo de formação é um conjunto complexo em movimento, uma globalidade própria à vida de cada pessoa.
        Então, o processo de formação de um professor pode ser considerado a dinâmica em que se vai (RE)CONSTRUINDO A IDENTIDADE de uma pessoa. Isto é, o processo em que cada pessoa, permanecendo ela própria e reconhecendo-se a mesma ao longo de sua história, se forma, se transforma, em interações.
        Nesta linha de pensamento, consideramos, então, que o nosso GEPEF e, por conseguinte, as nossas atividades enquanto grupo de estudos e pesquisas, tem importante papel na (re)construção ou fortalecimento da identidade docente de seus integrantes, na medida em que possibilita a reflexão sobre representações, conhecimentos, saberes, habilidades, posturas e compromissos profissionais, isto é, promove interações entre as pessoas e o conhecimento.
        Desta forma, quero realizar uma forte chamada e/ou fazer um CLAMOR, para uma dedicada PARTICIPAÇÃO de todos vocês em nossas atividades, pois o processo pelo qual o sujeito (re)constrói a sua formação é complexo, mas é marcado por suas experiências pessoais, formativas e profissionais, e, nesse processo, o sujeito como ator vive, AGE, REAGE e INTERAGE nesses diversos cenários a partir da interpretação que imprime aos fatos e ao mundo em que está inserido.
        Então, neste direcionamento de nosso pensamento, o PROCESSO DE (RE)CONSTRUÇÃO DE SUA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE é deflagrado, gerado, vivido, intensificado a partir das suas ações, reações e interações realizadas com os colegas, com o professor e com o conhecimento. Portanto, para você ter uma boa formação, com uma identidade profissional fortalecida, é preciso que você PARTICIPE INTENSAMENTE DE NOSSO GRUPO (mas também de outras atividades). Venha! Não tenha medo de ser feliz! Pelo menos dê uma chance a você mesmo, bem como a mim e a seus colegas. Considero que ser do GEPEF não é somente ter o seu nome no quadro de integrantes, mas sim, agir, reagir e interagir em nossas atividades, pois “formar-se não é um produto e sim um processo”. PARTICIPE!

                                6/3/2012
                        Prof. Dr. Hugo Norberto Krug

Nenhum comentário:

Postar um comentário