Ao ler os textos apresentados até agora acerca da identidade profissional do professor de Educação Física, chamou-me a atenção a seguinte questão: Pra que serve a Educação Física escolar? Parece-me que a visão que os alunos tem da área está restringida à prática de esportes, o que atrai alguns alunos, mas afasta outros que não identificam-se com essa prática. Na tentativa mudar esse quadro, muitos professores deparam-se com a resistência dos alunos e dos demais professores da escola, como citado pelo colega Cassiano, que relatou conflitos com os professores, alunos e pais à uma aula teórica. Ainda, muitos professores encaram a Educação Física apenas como um momento de lazer e consideram “bagunça” a liberdade de movimento que os alunos possuem nessas aulas.
Acredito que a identidade profissional construída por muitos anos não permite que muitos professores de Educação Física sejam críticos no sentido de fazer mudanças que refletirão na quebra da concepção de Educação Física ligada exclusivamente à prática de esportes.
Sendo assim, após essa breve reflexão, volto a falar sobre a importância de haver mudanças na Educação Física, desde a formação, no intuito de mudar a concepção de pais, alunos e dos outros professores sobre a questão “Pra que serve a Educação Física?”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário