domingo, 20 de novembro de 2011

II CICLO DE ESTUDOS – Temática: Identidade Profissional – Leonardo

Após ler as postagens, as quais responderam as questões iniciais, apresento o seguinte esquema em uma tentativa de fechamento de bloco:


Deroeut (apud MOITA, 1992) quando se refere à identidade profissional de professores chama-lhe de "montagem compósita". É uma construção que tem uma dimensão espaço-temporal, atravessa a vida profissional desde a fase da opção pela profissão até a aposentadoria, passando pelo tempo concreto da formação inicial e pelos diferentes espaços institucionais onde a profissão se desenrola. É construída sobre saberes científicos e pedagógicos como sobre referências de ordem ética e deontológica. É uma construção que tem a marca das experiências feitas, das opções tomadas, das práticas desenvolvidas, das continuidades e descontinuidades, quer ao nível das representações quer ao nível do trabalho concreto. Logo, a mobilização dos saberes disciplinares, curriculares, profissionais e da experiência (TARDIF; LESSARD; LAHAYE, 1991), saberes da ação pedagógica (GAUTHIER et al., 1998) está ligado à construção da identidade profissional.

O interessante aqui é observar que está em aberto qual é a perspectiva de Educação e EFE e sua implicação na construção dos saberes, o que parece uma obviedade. No entanto, algumas vezes esse aspecto não é considerado. Essa situação lembra-me que a escolha pelo curso de Educação Física acontece pelo gosto de jogar, o que para muitos continua até a conclusão do curso. Quantos têm o seguinte despertar: “gosto de jogar pelo gosto de aprender a ensinar”.

O que pode acontecer se este despertar não estiver definido ao se botar o pé no contexto escolar?

Dessa forma, entendo que a construção da identidade profissional perpassa pelo desenvolvimento de mecanismos. A sugestão é direcionar o tema para a profissionalidade docente. Qual é a relação entre identidade profissional e profissionalidade docente? Quais são as interrelações entre desenvolvimento profissional, o comprometimento com a qualificação/evolução da Educação Física e reconhecimento de competências teórico-metodológicas?

GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Unijuí, 1998.

MOITA, M. da C. Percursos de formação e de trans-formação. In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. Porto: Porto Ed., 1992. p.111-140.

TARDIF, M., LESSARD. C; LAHAYE, L. Os professores face ao saber – esboço de uma problemática do saber docente. Teoria & Educação, Porto Alegre, n.4, p.215-233, 1991.

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