Inicialmente gostaria de me desculpar pela demora na participação do blog, pois ainda não estou muito acostumada a esse tipo de ”formação”.
Considero a temática em discussão de grande importância e a partir das colocações dos colegas e como professora de escola pública, acredito que a formação do professor no contexto da atividade docente necessita de uma atualização constante, seja no trabalho como na vida pessoal, pois esta não está dissociada da vida profissional. Ocorre que muitas vezes os professores se encontram com excesso de carga horária e acaba não sobrando tempo para a busca da qualificação e de uma formação continuada, problema este que afeta a qualidade de suas aulas, bem como o seu desenvolvimento profissional.
Nesse sentido a formação do professor não pode ser encarada como uma tarefa isolada da escola, mas sim deve abranger esse contexto, construindo habilidades e conhecimentos que permitam ao professor estruturar suas ações e as relações estabelecidas com os alunos no contexto escolar.
Corroborando com a idéia de que tanto a formação inicial como a continuada deve auxiliar a prática pedagógica na escola, Ghedin, Almeida e Leite (2008) salientam que é necessário assegurar que a formação de professores dê subsídios aos docentes para que saibam lidar com o processo formativo dos alunos em suas várias dimensões: cognitiva, afetiva, educação dos sentidos, da estética, da ética e também dos valores emocionais.
Além disso, os professores de Educação Física necessitam de formações continuadas que venham a responder anseios da sua prática pedagógica, principalmente quando os conhecimentos da formação inicial não mais dão conta de responder, pois através destes encontros terão a possibilidade de discutir e problematizar suas práticas pedagógicas e questões que envolvem seu contexto de atuação.
De acordo com García (1999), a formação de professores consiste na preparação e emancipação profissional dos mesmos para que realize crítica, reflexiva e eficazmente um estilo de ensino que possa desenvolver uma aprendizagem significativa dos alunos, assim como o trabalho em equipe com os colegas com o objetivo de realizar um projeto educativo comum.
Assim, nesse contexto de formação, em especial do profissional de Educação Física, Molina Neto e Molina (2003) apontam para a importância de que a formação ocorra num processo contínuo e em permanente revisão, levando sempre em conta os saberes que os profissionais já adquiriram antes da formação e também no seu contexto de trabalho. Sendo assim, os saberes, conhecimentos e fazeres da Educação Física precisam ser problematizados à luz dos debates dos processos formativos, para que cada vez mais auxiliem na prática diária do professor, bem como no desenvolvimento dos alunos.
Referências
GARCÍA, C.M. Formação de professores - para uma mudança educativa. Porto: Porto Ed., 1999.
GHEDIN, E.; ALMEIDA, M.I.; LEITE, Y.U.F. Formação de professores: caminhos e
descaminhos da prática. Brasília: Líber Livro Editora, 2008.
MOLINA NETO, V.; MOLINA, R.K. Identidade e perspectivas na Educação Física na América do Sul: formação profissional em Educação Física no Brasil. In: BRACHT, V.; CRISORIO, R. (Orgs.). A Educação Física no Brasil e na Argentina: identidade, desafios e perspectivas. Campinas: Autores Associados; Rio de Janeiro: PROSUL, 2003. p. 259-278.
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