The complexity of teaching in the early years of
elementary education: the perceptions of academic
of Physical Education in situation of Supervised
Hugo Norberto Krug
Victor Julierme Santos da Conceição
Rodrigo de Rosso Krug
Cassiano Telles
Resumo
Esta investigação objetivo vou analisar a complexidade da docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental
na percepção de acadêmicos da Licenciatura em Educação Física do Centro de Educação
Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em situação de Estágio
Curricular Supervisionado (ECS), enfatizando o seu papel de professor, os seus sentimentos e os
seus desafios. A metodologia caracterizou-se pelo enfoque fenomenológico sob a forma de estudo de caso com abordagem qualitativa. O instrumento utilizado para a coleta de informações foi um
questionário com perguntas abertas. A interpretação das informações foi à análise de conteúdo. Os
parƟ cipantes foram quinze acadêmicos do 7º semestre do curso de Licenciatura em Educação Física
do CEFD/UFSM, matriculados na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado III (Séries/Anos
Iniciais do Ensino Fundamental). Constatou-se uma realidade educacional complexa e desafi adora
para a atuação do acadêmico de Educação Física em situação de ECS nos anos iniciais do Ensino
Fundamental e, decorrente disso, uma variedade de sentimentos, tanto positivos quanto negativos,
nos futuros docentes.
Palavras-chave:
Educação Física. Formação de professores. Formação inicial. Estágio Curricular Supervisionado.
Docência nos anos iniciais.
Abstract
This research aimed to analyze the complexity of teaching in the First Years of Elementary Education
in the perception of academics the degree in Physical Education of Center Physical Education and
Sports (CEFD) of Federal University of Santa Maria (UFSM) in Situation of Supervised, emphasizing
their role of teacher, the their feelings and the their challenges. The methodology characterized
by the phenomenological approach in the form of a case study with qualitative approach. The
instrument utilized for data collection was a questionnaire with open questions. The interpretation
of information was the content analysis. The participants were fitieen (15) academics from the 7th
semester of the Degree in Physical Education of CEFD/UFSM, enrolled in the discipline of Supervised
III (Series/First Years of Elementary Education). It has been found a complex and challenging educational reality for the performance of academics of physical education in situations of Supervised
in the fi rst years of elementary education and, as a result, a variety of feelings, both positive and
negative, in the future teachers.
Key words: Physical Education. Formation of teacher. Initial formation. Supervised. Teaching in the fi rst years.
Quer ler o texto completo?
Nenhum comentário:
Postar um comentário