Apresentação
Estamos criando mais um "espaço formativo" para os integrantes do GEPEF exercitarem a "produção de textos" sobre as mais diversas temáticas em Educação Física. Desta forma, trata-se aqui, de uma estratégia de aprendizado da confecção de textos, em formato de "ensaio", visando o exercício da leitura e escrita dos gepefianos. Promoverá também a socialização destes textos com os colegas através deste blog.
Para justificar esta ideia de espaço formativo nos fundamentamos em Marques (2006) que destaca as seguintes escritas: "(...) o maior desafio da escrita é começá-la (...)" (p.11); "(...) só escrevendo se escreve (...)" (p.11); "(...) escrever puxa leituras que puxam o reescrever (...)" (p.12); "(...) não se pode confundir o escrever com a escrita, a ação com a obra finalizada. A obra escrita carrega consigo o fim dos tempos da criação e induz efeitos de poder nem sempre submissos aos dinamismos e a razão crítico-criadora. Por isso reescrever sempre é preciso: tarefa nunca conclusa que se impõe ao autor (...)" (p.12); e, "(...) ler é descortinar muitas leituras possíveis, é dilatar os horizontes das próprias percepções, horizontes dos muitos mundos abertos à inventividade criativa (...)" (p.12).
Assim, com estes intuítos, é com imenso prazer que, hoje 16 de abril de 2012, faço o lançamento deste "espaço formativo" do GEPEF intitulado "Oficina de Produção de Textos: A AVENTURA DE LER E ESCREVER!"
Prof. Dr. Hugo Norberto Krug
Pesquisador Líder do GEPEF
MARQUES, M.O. Escrever é preciso: o princípio da pesquisa. 5. ed. rev. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 2006.
Nenhum comentário:
Postar um comentário