APRESENTAÇÃO
A motivação para a criação mais um “espaço formativo” para os integrantes do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física (GEPEF) prendeu-se ao fato de já ter percorrido uma trajetória docente de alguns anos, tanto na escola, quanto na universidade, como orientador de estágio docente na escola, e através desta trajetória docente, ter percebido que os tempos atuais não estão fáceis, principalmente para os professores do ensino fundamental e médio, pois acentua-se, pelo desenvolvimento de nossa sociedade, progressivamente, uma crescente influência de fatores externos à ação pedagógica dos professores de Educação Física em suas aulas.
Esta afirmativa pode ser confirmada na literatura especializada, pois em vários estudos sobre o cotidiano escolar, os professores destacam que as maiores dificuldades enfrentadas nas suas aulas são relacionadas com fatores externos às suas ações.
Neste sentido, o professor torna-se um gestor de dificuldades. Entretanto, somos de opinião de que estes fatores externos não eximem os professores de suas responsabilidades para com o processo educativo. Parece ser mais fácil relacionar o nosso insucesso pedagógico a fatores externos do que a fatores ligados à nossa ação pedagógica.
Assim, defendo neste “espaço formativo” a necessidade de se investir em conhecimentos sobre a práxis do professor, pois ela é o lugar da construção do processo educativo. As dificuldades enfrentadas pelo professor em sua prática constituem questões a serem resolvidas em ações de análise do contexto em que ocorrem, tendo como luz conhecimentos profissionais, visando assim o aperfeiçoamento do processo ensino-aprendizagem e a valorização da profissão.
Desta forma, aponto para a importância do professor encarar suas dificuldades tendo como base a indagação e a reflexão para poder repensar o seu conhecimento, buscando a mudança do seu fazer. Assim, considero essencial o desenvolvimento de estudos sobre os principais temas que envolvem a ação do professor.
Conseqüentemente, este “espaço formativo” pode ser estruturado através de “postagens” dos diversos integrantes do GEPEF onde devemos procurar dissertar em forma de "ensaios" “críticos ou não” sobre os temas que consideramos polêmicos (devido aos seus vários sentidos e significados) na prática do professor de Educação Física na escola.
Assim, gostaria de ressaltar que os “ensaios” não representam uma "verdade absoluta" sobre os temas abordados e sim, um ponto de partida para discussões e buscas de soluções das dificuldades enfrentadas pelos professores de Educação Física nas escolas.
Neste direcionamento de proposta, todos estão convidados a “postarem” as suas contribuições! ESTÁ LANÇADO o “espaço formativo” do GEPEF intitulado “TEMAS POLÊMICOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR ”. Participem!!!!
Prof. Dr. Hugo Norberto Krug
(Pesquisador Líder do GEPEF)
Nenhum comentário:
Postar um comentário