segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

II CICLO DE ESTUDOS - Temática: Educação Física Escolar - Fabiana

Inicio minhas contribuições sobre a temática parabenizando à mediadora Marta Nascimento Marques pelo seu texto.
Sabe-se que os debates acadêmicos e a produção científica na área da Educação Física Escolar[1] tem crescido significativamente na última década.
Se observarmos a EFE, ela ocorre historicamente em certo cenário, com certo enredo e para certo público. Porém ainda se discute quais são as melhores e mais eficazes estratégias para possível modificação da sua prática.
Assim lendo o texto da Marta, volto às lembranças, e às experiências que obtive nos meus estágios supervisionados, sendo que lembro das frases que os professores titulares me diziam: “Hoje em dia não vale mais a pena tu ser professor da escola, porque o salário é baixo, as condições físicas e didáticas estão precárias e a EFE não é vista perante os alunos, à escola e à comunidade como importante no processo de ensino–aprendizagem”.
Diante dessa colocação do professor, me questiono, será que é está tão ruim a EFE? Será que existe algum rumo certo para conseguir modificar as dificuldades encontradas no dia-a-dia?
Assim me remeto à formação inicial que possivelmente esse professor deve ter feito, e como está sendo a formação continuada desses professores na escola?
São muitas as dúvidas, as incertezas sobre a EFE, porém devemos ter sempre em mente o quão importante e fundamental ela é no processo e no desenvolvimento tanto pessoal, como profissional para os futuros - talvez - professores, e que ela passe aos seus alunos uma variada e repleta gama de experiências e vivências positivas capazes de transformar a prática escolar.


[1] EFE – Educação Física Escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário