sábado, 29 de outubro de 2011

II CICLO DE ESTUDOS - Temática: Formação continuada - Greice

          Após ler as postagens dos colegas de grupo e na tentativa de atender às questões colocadas pelo professor Leonardo venho dar minha contribuição às discussões do grupo. Sobre a questão colocada pelo Haury: “Por que há necessidade de uma formação continuada para os professores?”, acredito que mesmo que os professores tenham acesso à uma formação que abarque o máximo de discussões, conteúdos, experiências, etc. a sociedade está em constante transformação, e essas mudanças alcançam a educação de forma direta.
          Uma das mudanças ocorridas nas últimas décadas, especialmente nas duas últimas décadas, diz respeito à inclusão de alunos com deficiência. Essa política é obrigação da escola, todavia nem todos os professores tiveram acesso ao tema durante sua graduação. Assim, torna-se essencial que a escola possibilite uma formação continuada que abarque este tema.
          Citei apenas um dos tantos enfrentamentos pelos quais a educação passa, o que mais me sinto a vontade para falar, tendo consciência que muitos outros temas precisam ser discutidos no ambiente escolar.
          Além disso, sobre a fala do Cassiano acerca da forma como a formação continuada é trabalhada, a partir de entrevistas que realizei enquanto bolsista de iniciação científica, a reclamação é exatamente a falta de relevância dos cursos oferecidos pelo estado e/ou município que não condizem com a realidade das escolas. Ainda, há muitos cursos de atualização que acontecem de forma vertical, ou seja, o que “domina o tema” torna-se transmissor de informações enquanto os professores apenas recebem esses conhecimentos sem que haja troca de experiências, dificuldades e possíveis soluções para o que se encontra.
          Nesse sentido, acredito que ainda há muito que ser discutido acerca dessa tema, acreditando que a união entre universidade e escolas pode vir a ser um facilitador do processo de formação continuada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário