sábado, 24 de setembro de 2011

II CICLO DE ESTUDOS - Temática: Espaços Formativos - Greice



     Primeiramente gostaria de reforçar a qualidade dos textos escritos pelos integrantes do GEPEF nesta discussão, em seguida, pretendo contribuir de alguma forma para as discussões, ressaltando que esta contribuição tem um fundo de medo já que estou no grupo há pouco tempo, todavia, vou "arriscar" já que é assim que se aprende, segundo o Prof. Hugo.
     A formação de professores da educação básica, no que refere ao nível superior, de acordo com Cruz e Soriano (2009) precisa de refinamentos para “oferecer o devido suporte aos futuros profissionais da educação” (p.04). Ainda, os autores destacam a importância de colocar a idéia de formação continuada como salvadora de uma formação inicial que não foi suficiente e defendem a graduação como formação profissional inicial que tem continuidade ao longo do desenvolvimento da carreira no intuito de aproximar o professor e os que há de mais recente na área.
     Ao mencionarmos a questão da formação docente aponto para a importância do curso de graduação, como formação inicial, formar professores reflexivos. Schön (1997, 2000 apud CRUZ; SORIANO, 2009) no que diz respeito à prática reflexiva, aponta a relevância da “reflexão na” e “sobre a prática docente”, além disso, assinala para a questão da desarticulação entre o conhecimento científico e sua aplicabilidade durante a graduação. Em contraponto a esta questão, Cruz e Soriano (2009) afirmam que o cotidiano do professor pode ser um espaço para o desenvolvimento do conhecimento pouco explorado na graduação.
     Em relação a estas questões, acredito que muitos cursos de graduação, como espaços de formação, deixam a desejar no sentido de formar professores reflexivos sobre sua prática. Concordo que na graduação em Educação Física não é possível que o acadêmico tenha aprofundamento em todas as dimensões que a área envolve, todavia a partir do momento em que o acadêmico torna-se um professor reflexivo poderá, partido do conhecimento adquirido, explorar todas as opções de prática a serem desenvolvidas junto aos seus alunos na escola. Ainda, esse mesmo professor será “capaz de problematizar o cotidiano escolar e encontrar soluções adequadas aos conflitos que dele emergem” (CRUZ; SORIANO, 2009, p. 03).
     Pimenta (2002 apud CRUZ; SORIANO, 2009), a respeito da preocupação acerca da formação de professores reflexivos, traz o destaque dado às práticas nos curso de graduação como um dos problemas a ser superado no intuito de formar esse tipo de professores.
     Com certeza é muito mais cômodo a qualquer professor ser um simples transmissor de conhecimentos, ressalto assim a importância de haver uma desacomodação no sentido de qualificar a formação inicial (referindo-me à graduação).
     Sendo assim, deixo aqui minha contribuição no sentido de pensarmos na questão da formação de professores reflexivos na formação inicial, espaço este que pode ter grande potencial a partir do momento em que nos tornemos mais críticos em relação à Educação Física.


CRUZ, G. C.; SORIANO, J. B. A formação profissional em educação física diante de políticas educacionais inclusivas: perspectivas docentes. Anais... XVI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e III Congresso Internacional de Ciências do Esporte. Salvador, Bahia, Brasil 20 a 25 de setembro de 2009.

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