quarta-feira, 21 de setembro de 2011

II CICLO DE ESTUDOS - Temática: Espaços formativos - Patric

Conforme os questionamentos levantados pelo prof. Hugo e contribuindo com a temática levantada pela professora Franciele, trago algumas considerações inicias que julgo importante compartilhar com o grupo de estudo. Inicialmente, ao falarmos de formação de professores, precisamos ter conhecimento do conceito desta palavra. Nesta perspectiva é que trago García (1999), o qual coloca que a formação pode ser entendida como uma função social de transmição de saberes, bem como, um processo de desenvolvimento e de estruturação da pessoa que se realiza com um duplo efeito de uma maturação interna e de possibilidades de aprendizagem e de experiências do sujeito.

Ainda completando este conceito, é importante também salientarmos que esta formação não se dá somente de forma autônoma. Debesse (1982 apud GARCÍA, 1999), distingue formação em três formas: a autoformação (formação independente, onde o sujeito organiza a sua própria formação), a heteroformação (a partir de “fora”, é organizada a formação do sujeito) e a interformação (formação a partir da troca de conhecimentos e saberes entre os profissionais). Desta forma, podemos perceber as diferentes formas que pode-se dar esta formação.

Desta maneira, deixo o meu questionamento, agora mais especificadamente, sobre o que vocês compreendem por formação docente?

GARCÍA, C.M. Estrutura conceitual da formação do professorado. In: GARCIA, C.M. Formação de professores. Para uma Mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999. p.15-68.

Nenhum comentário:

Postar um comentário