Agregando-me às colocações do texto inicial (Franciele) e procurando abordar as provocações nele contidos sobre a temática "Espaços formativos", bem como ao tema inicial "formação" por mim lançado e pelo Patric continuado é que considero importante buscar um pouco mais sobre a formação... para podermos compreender melhor as questões voltadas à formação de professores até chegarmos nos ESPAÇOS FORMATIVOS. Assim, através do apoio de autores renomados procuro destacar algumas informações talvez relevantes.
Neste direcionamento de ideia, gostaria de destacar que, segundo Marcelo Garcia (1999), os cursos de formação de professores são concebidos como responsáveis pela preparação profissional dos professores e são oferecidos por instituições específicas, com o objetivo de favorecer, a estes profissionais do ensino, a aquisição de conhecimentos acadêmicos e pedagógicos. Devem se referir a um contexto de aprendizagem que objetive o aperfeiçoamento pessoal e profissional dos professores através da relação educativa entre os sujeitos que formam e se formam.
Desta forma, podemos constatar que, para Marcelo Garcia (1999), a formação inicial é descrita como uma etapa de preparação formal numa instituição específica de formação de professores, na qual o futuro professor adquire conhecimentos pedagógicos e de disciplinas acadêmicas assim como, realiza as práticas de ensino. Neste sentido, o autor salienta que a formação inicial precisa contemplar conhecimentos bases para a formação de professores que darão sustentação a estes, subsídios para desenvolver a sua prática pedagógica. Dentre eles, o conhecimento psicopedagógico, o conhecimento dos conteúdos, o conhecimento didático do conteúdo e o conhecimento do contexto.
Entretanto, é muito pertinente aqui citar Nóvoa (1995) que coloca que a formação do professor não pode ser pensada como uma tarefa isolada da universidade, desvinculada da realidade em que atuarão os futuros professores (aqui fica uma grande provocação: mas como é que temos professores universitários lecionando na Licenciatura sem nunca abordar a escola com os seus alunos? Isto não seria um enorme erro formativo?). Nóvoa (1995) ainda destaca que os cursos de Licenciatura precisam ser mais do que o lugar de aquisição de técnicas e de conhecimentos, pois a formação de professores é o momento-chave da socialização e da configuração profissional.
Portanto, a formação do professor não se constitui como espaço para somente adquirir técnicas e regras para ensinar. Ela deve abranger a constituição de habilidades e conhecimentos que permitam ao professor estruturar suas ações e as relações estabelecidas com os alunos no contexto escolar.
Já Ilha (2010) diz que a formação inicial do professor ocorre através de um conjunto de AÇÕES FORMATIVAS oferecidas pelos cursos superiores.
Já encerrando a minha breve participação, neste momento, mas nunca "concluindo" acredito que o que foi aqui colocado deve ter contribuido um pouco mais para o entendimento a respeito da "formação". Mas, fica a provocação: serão somente estes os aspectos importantes a serem destacados a respeito da formação de professores? Não haverão outros?
MARCELO GARCIA, C. Formação de professores - para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.
NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. (Coord.). Os professores e sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995. p.13-33.
ILHA, F.R. da S. O curso de Licenciatura em Educação Física e os desafios da formação profissional: o processo de ensinar e aprender a docência, 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2010.
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