sexta-feira, 30 de setembro de 2011

II CICLO DE ESTUDOS - Temática: Espaços Formativos - Carla

Dando continuidade às contribuições à cerca do texto "Os novos, velhos ou esquecidos espaços de formação docente" de autoria da professora Franciele inicio minhas colocações falando sobre as investigações em torno da formação profissional docente que, têm desconstruído certezas e, vêm revelando diferentes possibilidades de estudos e de pesquisas, pois, na medida em que questionam a formação meramente técnica, indicam novos paradigmas de formação assentados na compreensão de que o processo formativo por si só não assegura a efetiva preparação profissional do professor.

Portanto, os caminhos percorridos nos processos formativos e, de modo especial, a prática pedagógica possibilitam aos professores a construção de destrezas profissionais, de esquemas de ação e de saberes necessários no cotidiano do trabalho docente.

Assim, podemos enfatizar que, cada vez mais, a escola constitui-se em um espaço formativo que precisa ser (re) significado, dando suporte às pesquisas que envolvem a formação continuada e a formação como desenvolvimento pessoal e profissional. Desse modo, pode-se compreender que a prática docente é tanto um espaço singular de criação, quanto pode ser objeto de investigação quando o professor reflete sobre a mesma.

Freitas e Painz (2007) salientam que a introdução de propostas reflexivas na ação didática permite ao professor libertar-se das certezas e rotinas comportamentais e adquirir capacidades que lhe possibilitem adaptar à prática os conhecimentos resultantes da investigação na sala de aula.

Ainda, para Alarcão (2003), o professor não pode agir isoladamente em sua escola. É neste local, o seu local de trabalho, que ele, com os outros, com os colegas, constrói a profissionalidade docente. Mas, se a vida dos professores tem o seu contexto próprio, a escola, esta tem que ser organizada de modo a criar condições de reflexividade individuais e coletivas.

O fundamental neste processo é a busca do diálogo com as situações de ensino, com os outros e consigo mesmo num processo consciente de interpretação da realidade e de compreensão de que o crescimento/desenvolvimento profissional é fruto do partilhamento de saberes, de experiências, é fruto, enfim, do trabalho reflexivo, construído de forma crítica, sistemática e coletivamente.

Para que significativas mudanças ocorram é importante refletirmos juntos sobre quais mudanças devem ocorrer no meio educacional para que possamos tornar nossas escolas mais humanas e humanizadoras, locais onde se possa viver e aprender a cidadania, levando todos a se assumirem como seres sócio-histórico-político-culturais. A formação continuada, em grupos de estudo, por exemplo, acaba fortalecendo e motivando os professores a realizarem os encontros e debaterem questões pertinentes a esses assuntos, não se sentindo isolados na sua formação, encontrando seres iguais com os mesmos problemas que os seus, podendo aprender a superá-los juntos.

É nesse sentido, que se tem em Imbernón (2006) que quando os professores trabalham juntos, cada um pode aprender com o outro. Isso os leva a compartilhar evidências e informação e a buscar soluções. A partir daqui os problemas importantes das escolas começam a ser enfrentados com a colaboração entre todos, aumentando as expectativas que favorecem os estudantes e permitindo que os colegas reflitam sozinhos ou com os colegas sobre os problemas que os afetam.

O fundamental neste processo é a busca do diálogo com as situações de ensino, com os outros e consigo mesmo num processo consciente de interpretação da realidade e de compreensão de que o crescimento/desenvolvimento profissional é fruto do partilhamento de saberes, de experiências, é fruto, enfim, do trabalho reflexivo, construído de forma crítica, sistemática e coletivamente, reafirmando cada vez mais a condição da escola, como sendo um dos principais espaços formativos da profissão professor.

ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2003.

FREITAS, D.S.; PAINZ, C.M. A contrução da reflexividade do profissional professor por meio do diário da prática pedagógica. In: FREITAS, D.S.; GIORDANI, E.M.; CORRÊA, G.C. (Org.). Ações educativas e Estágios Curriculares Supervisionados. Santa Maria: Editora da UFSM, 2007.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional. Forma-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2006.

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