quinta-feira, 22 de setembro de 2011

II CICLO DE ESTUDOS - Temática: Espaços formativos - Andressa

No final da década de 80 e início dos anos 90 desencadeia-se um processo de busca de novos enfoques e paradigmas para compreensão da prática docente e dos saberes que os professores mobilizam no cotidiano escolar, desvinculando-se da concepção formativa baseada na racionalidade técnica. Tais perspectivas avançam para além de investigações processo-produto, e objetivam compreender os saberes docentes, a prática pedagógica em sua complexidade. Neste sentido diversos autores, a partir de concepções e orientações variadas, como Shulman (1986), Gauthier (1998), Tardif (1998) e Martin (1993), desenvolvem pesquisas sobre o ensino, os docentes e seus saberes. Os enfoques das pesquisas versam sobre investigar o que acontece dentro da sala de aula, o trabalho do professor em sala de aula, e a partir daí entender como se constrói a profissão docente. Estas pesquisas levam em conta os conhecimentos que o professor desprende na sua prática pedagógica, provocando uma ruptura com o que vinha sendo produzido até então sobre a profissão docente. Diferentes tipologias e classificações surgem no campo da formação docente, demonstrando a complexidade da temática investigada. Contudo, os saberes decorrentes da prática pedagógica, ou saberes da experiência conforme denominam alguns autores tem sido foco de muitos estudos. É inegável que o professor se constitui no ato do magistério, a profissão docente não se constitui somente na teoria, e com isso busco responder as indagações lançadas pela professora Franciele, uma vez que, eu entendo que o grande desafio das licenciaturas está em promover uma formação que possibilite aos futuros educadores uma bagagem de saberes, que quando mobilizados pelos mesmos em sala de aula envolva sua prática pedagógica e os seus saberes adquiridos. Porém, nesta reflexão não tenho como meta findar esta discussão, mas sim suscitar novas inquietações aos envolvidos neste espaço formativo criado pelo GEPEF.

REFERENCIAS

GAUTHIER C. et al. Por uma teoria da pedagogia. Ijuí: Unijuí, 1998.
MARTIN, D. Nature du savoir enseignant: Analyse des écrits anglo-saxons. In: MAINGUY E. et al. Compétence et formation des enseignants. Publication des Sciences de l’Éducation, Trois-Rivières, 1993, p.289-304.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
SHULMAN, L. Paradigms and researcher programs in the study of teaching: A contemporary perspective. In: WITTROCK, M.C. (Org.) Handbook of research on teaching. 3ª ed. New York: MacMillan, 1986, p. 3-36.

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