Após cento e onze dias de greve na Universidade Federal de Santa Maria, durante o tempo em que paralisamos nossas atividades oficiais do grupo, voltamos no dia três de outubro de dois mil e doze, às quatorze horas e trinta minutos, no mini-auditório do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), para realizar a 9ª reunião ordinária de 2012 (1ª reunião ordinária do segundo semestre letivo de 2012). Estiveram presentes os seguintes integrantes do GEPEF: Hugo, Clairton, Patric, Carla, Haury, Ana, Juliana, Fabiana, Verônica, Cassiano e Aline. Num primeiro momento da reunião ocorreram os seguintes "AVISOS": 1) Sobre os aceites de artigos para publicação em periódicos: a) Foi aceito em 23 de agosto de 2012 para publicação na Revista Pensar A Prática (ISSN:1980-6183-versão eletônica;ISSN:1415-4676-versão impressa/Qualis Educação:B3;Qualis Educação Física:B2), de Goiânia, o artigo intitulado “A prática docente do professor de Educação Física Escolar e a formação de alunos crítico-reflexivos” de autoria de Franciele Roos da Silva Ilha (Doutoranda em Educação/Pesquisadora Associada do GEPEF) e co-autoria de Hugo Norberto Krug (Pesquisador Líder do GEPEF); b) Foi aceito em 03 de outubro de 2012 para publicação na Revista Linhas (ISSN:1984-7238/Qualis Educação:B3;Qualis Educação Física:B5), de Florianópolis, o artigo denominado “Caminhos e descaminhos da prática pedagógica em Educação Física  Escolarem Educação Física  do CEFD/UFSM: aprendendo a ser professor” de autoria de Rodrigo de Rosso Krug (Mestre em Ciências do Movimento Humano/Pesquisador Associado do GEPEF) e co-autoria de Hugo Norberto Krug (Pesquisador Líder do GEPEF); 2) Divulgação do Edital de Seleção para ingressantes no Mestrado em Educação Física e na Especialização em Educação Física  Escolar22 a  26 de outubro de 2012, em Santa Maria  (RS), através dos seguintes trabalhos: I) “A Educação Física Adaptada e a sua importância na formação docente” de autoria de Verônica Jocasta Casarotto e co-autoria de Aline de Souza Caramês e Hugo Norberto Krug; e, II) “Surdolimpíadas: possibilidade estratégica para a Educação Física” de autoria de Verônica Jocasta Casarotto e co-autoria de Aline de Souza Caramês, Cristian Leandro Lopes da Rosa e Hugo Norberto Krug; e, b) 16º Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNICRUZ, a ser realizado de 6 a  8 de novembro de 2012, em Cruz Alta  (RS), através dos seguintes trabalhos: I) “A questão humana nas ações docentes de professores... de Educação Física” de autoria de Carla Prado Kronbauer e co-autoria de Fabiana Ritter Antunes e Hugo Norberto Krug; e, II) “A escolha do curso de Licenciatura em Educação Física : um diálogo com acadêmicos” de autoria de Fabiana Ritter Antunes e co-autoria de Hugo Norberto Krug; e, 4) Divulgação do evento denominado 7º Seminário de Orientação de Atividades Físicas da Região Central do Rio Grande do Sul e 5ª Jornada Acadêmica do Curso de Educação Física da FAMES, a ser realizado em outubro de 2012, na FAMES, e com inscrições abertas para apresentação de trabalhos. Num segundo momento da reunião, nos centramos nas "ATIVIDADES DE PESQUISAS" desenvolvidas pelo grupo. Essas foram as seguintes: 1) Relato da participação dos integrantes do grupo em eventos científicos: a) XVII Seminário Internacional de Educação (SIEDUCA), realizado de 04 a  06 de julho de 2012, em Cachoeira do Sul (RS) e que contou com a apresentação dos seguintes trabalhos: I) “Diário de aula: um recurso para a formação docente... em Educação Física ” de autoria de Fabiana Ritter Antunes e co-autoria de Hugo Norberto Krug; e, II) “A valorização dos problemas/dificuldades da prática pedagógica nos Estágios Curriculares I-II-III na percepção dos acadêmicos da Licenciatura em Educação Física  do CEFD/UFSM” de autoria de Fabiana Ritter Antunes e co-autoria de Hugo Norberto Krug; b) II Salão de Pós-Graduação da Associação de Pós-Graduandos da UFRGS e I Encontro Gaúcho de Pós-Graduandos, realizado de 11 a  13 de julho de 2012, em Porto Alegre  (RS) e que teve a apresentação dos seguintes trabalhos: I) “Práticas circenses: possibilidades pedagógicas no trato da Educação Física” de autoria de Aline de Souza Caramês e co-autoria de Daiane Oliveira da Silva e Hugo Norberto Krug; e, II) “Oficina de yoga clássico: uma contribuição à formação continuada de professores” de autoria de Ana Paula Facco Mazzocato e co-autoria de Hugo Norberto Krug; c) II Congresso de Iniciação Científica e Pós-Graduação (CICPG), realizado de 3 a  5 de setembro de 2012, em Porto Alegre  (RS) que teve a apresentação do trabalho “O blog/GEPEF/UFSM contribuindo na formação continuada de professores de Educação Física” de autoria de Ana Paula Facco Mazzocato e co-autoria de Hugo Norberto Krug; d) Simpósio Internacional À Distância (SIAD 2012), realizado de 10 a  12 de setembro de 2012, em São Carlos  (SP) que teve a apresentação do trabalho “Algumas reflexões postadas no blog/GEPEF/UFSM relacionadas à formação continuada de professores de Educação Física” de autoria de Ana Paula Facco Mazzocato e co-autoria de Hugo Norberto Krug; e, e) VI Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte, realizado de 13 a  15 de setembro de 2012, em Rio Grande  (RS) que teve a apresentação dos seguintes trabalhos: I) “Relações sociais no âmbito circense com vista a uma perspectiva educacional” de autoria de Aline de Souza Caramês e co-autoria de Daiane Oliveira da Silva e Hugo Norberto Krug; e, II) “A Licenciatura em Educação Física  e a sua articulação com a Educação Física Escolar e sua docência” de autoria de Franciele Roos da Silva Ilha e co-autoria de Hugo Norberto Krug; 2) Divulgação dos artigos publicados em periódicos. Esses  foram os seguintes: a) KRUG, H.N.; ANTUNES, F.R.; TEMP, H.; MAZZOCATO, A.P.F.; CARAMÊS, A. de S.; TELLES, C.; CASAROTTO, V.J. O que anima e o que desanima na docência em situação de Estágio Curricular Supervisionado na Licenciatura em Educação Física  do CEFD/UFSM: registro dos fatores geradores da satisfação e da insatisfação. Revista Digital Lecturas: Educación Física y Deportes, Buenos Aires, a.17, n.170, p.1-8, julio, 2012; b) ANTUNES, F.R.; KRUG, H.N. Resenhando o livro “Ser aluna e ser professora: um olhar sobre os ciclos de vida pessoal e profissional” de Helenise Sangoi Antunes. Revista Virtual P@rtes, São Paulo, p.1-6, jul., 2012; c) KRUG, H.N. Os problemas/dificuldades de gestão de aula de acadêmicos da Licenciatura em Educação Física  do CEFD/UFSM em situação de Estágio Curricular Supervisionado. Revista Digital Lecturas: Educación Física y Deportes, Buenos Aires, a.17, n.171, p.1-10, agosto, 2012; d) KRUG, H.N.; ANTUNES, F.R.; KRONBAUER, C.P.; MAZZOCATO, A.P.F.; CASAROTTO, V.J. Os dilemas do Estágio Curricular Supervisionado na percepção dos acadêmicos/estagiários na Licenciatura em Educação Física  do CEFD/UFSM. Revista Digital Lecturas: Educación Física y Deportes, Buenos Aires, a.17, n.171, p.1-14, agosto, 2012; e) KRUG, H.N.; ANTUNES, F.R.; MAZZOCATO, A.P.F.; CARAMÊS, A. de S.; CASAROTTO, V.J. Os sentimentos expressos pelos acadêmicos da Licenciatura em Educação Física  do CEFD/UFSM durante a experiência docente no Estágio Curricular Supervisionado. Revista Digital Lecturas: Educación Física y Deportes, Buenos Aires, a.17, n.172, p.1-7, septiembre, 2012; e, f) KRUG, R. de R.; KRUG, H.N. Os percursos de trans-formações de licenciandos em Educação Física : as percepções sobre as fases do Estágio Curricular Supervisionado. Revista Digital Lecturas: Educación Física y Deportes, Buenos Aires, a.17, n.172, p.1-16, septiembre, 2012; 3) Divulgação dos artigos submetidos para publicação em periódicos. Esses  foram os seguintes: a) Foi submetido em 31 de maio de 2012 na Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte (ISSN:1980-6892-versão eletrônica;ISSN:1678-2577-versão impressa/Qualis Educação:B4;Qualis Educação Física:B4), de São Paulo, o artigo denominado “A valorização da participação dos(as) professores(as) de Educação Física nas reuniões escolares” de autoria de Fabiana Ritter Antunes (Mestranda em Educação) e co-autoria de Carla Prado Kronbauer (Mestranda em Educação) e Hugo Norberto Krug (Pesquisador Líder do GEPEF); b) Foi submetido em 31 de julho de 2012 na Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte (ISSN:1980-6892-versão eletrônica;ISSN:1678-2577-versão impressa/Qualis Educação:B4;Qualis Educação Física:B4), de São Paulo, o artigo denominado “Refletindo sobre o ensino superior:a proposta de Docência Orientada na percepção dos acadêmicos da Licenciatura em Educação Física ” de autoria de Patric Paludett Flores (Mestrando em Educação) e co-autoria de Carla Prado Kronbauer (Mestranda em Educação), Clairton Balbueno Contreira (Mestrando em Educação), Haury Temp (Mestrando em Educação) e Hugo Norberto Krug (Pesquisador Líder do GEPEF); c) Foi submetido em 1º de agosto de 2012 na Revista Olhar de Professor (ISSN:1518-5648-versão impressa;ISSN:1984-0187-versão eletrônica/Qualis Educação:B4), de Ponta Grossa, o artigo denominado “O primeiro ano de docência em Educação Física : o choque com a realidade escolar” de autoria de Hugo Norberto Krug (Pesquisador Líder do GEPEF) e co-autoria de Rodrigo de Rosso Krug (Mestre em Ciências do Movimento Humano/Pesquisador Associado do GEPEF) e Victor Julierme Santos da Conceição (Mestre em Educação/Pesquisador Associado do GEPEF); d) Foi submetido em 1º de agosto de 2012 na Revista Linhas (ISSN:1984-7238/Qualis Educação:B3;Qualis Educação Física:B5), de Florianópolis, o artigo denominado “Caminhos e descaminhos da prática pedagógica em Educação Física  Escolarem Educação Física  e os desafios da formação profissional: o processo de ensinar e aprender a docência” de autoria de Franciele Roos da Silva Ilha (Doutoranda em Educação-UFPEL/Pesquisadora Associada do GEPEF) e co-autoria de Hugo Norberto Krug (Pesquisador Líder do GEPEF); j) Foi submetido em 03 de setembro de 2012 na Revista Eletrônica Pesquiseduca (ISSN:2117-1626/Qualis Educação:B2), de Santos, o artigo denominado “Formação inicial de professores de Educação Física: o Estágio Curricular Supervisionado em contexto escolar inclusivo” de autoria de Patric Paludett Flores (Mestrando em Educação) e co-autoria de Hugo Norberto Krug (Pesquisador Líder do GEPEF); k) Foi submetido em 03 de setembro de 2012 na Revista Reflexão & Ação (ISSN:1982-9949/Qualis Educação:B2), de Santa Cruz do Sul, o artigo denominado “Teorizando o processo de construção do conhecimento prático do professor... de Educação Física” de autoria de Hugo Norberto Krug (Pesquisador Líder do GEPEF); l) Foi submetido em 05 de setembro de 2012 na Revista Eletrônica Fafit/Facic (ISSN:217-9443/Qualis Educação Física:B5), de Itararé, São Paulo, o artigo denominado “A trajetória formativa de acadêmicos da Licenciatura em Educação Física  do CEFD/UFSM: aprendendo a ser professor” de autoria de Rodrigo de Rosso Krug (Mestre em Educação/Pesquisador Associado do GEPEF) e co-autoria de Hugo Norberto Krug (Pesquisador Líder do GEPEF); m) Foi submetido em 09 de setembro de 2012 na Revista Didática Sistêmica (ISSN:1809-3108/Qualis Educação:B4;Qualis Educação Física:B5), de Rio Grande, o artigo denominado “Os Estágios Curriculares Supervisionados I-II-III na Licenciatura em Educação Física  do CEFD/UFSM: a confirmação ou não do ser professor de educação Física... na escola” de autoria de Rodrigo de Rosso Krug (Mestre em Ciências do Movimento Humano/Pesquisador Associado do GEPEF) e co-autoria de Hugo Norberto Krug (Pesquisador Líder do GEPEF); e, n) Foi submetido em 02 de outubro de 2012 na Revista Biomotriz (ISSN:1679-8079/Qualis Educação Física:B4), de Cruz Alta, o artigo denominado “O projeto político-pedagógico: possibilidades de desenvolvimento profissional do professor de Educação Física” de autoria de Ana Paula Bernardi (Mestre em Educação/Pesquisadora Associada do GEPEF) e co-autoria de Franciele Roos da Silva Ilha (Doutoranda em Educação-UFPEL/Pesquisadora Associada) e co-autoria de Hugo Norberto Krug (Pesquisador Líder do GEPEF); 4) Providências para coleta de dados de diversos trabalhos de conclusão de cursos. Estes foram os seguintes: a) “A identização docente no curso de Licenciatura em Educação Física : facilidades e dificuldades na construção do ser professor” de autoria de Patric Paludett Flores (Dissertação de Mestrado em Educação); b) “A divisão curricular da Educação Física e seus impactos nos saberes docentes dos professores de ensino superior no CEFD/UFSM” de autoria de Clairton Balbueno Contreira (Dissertação de Mestrado em Educação); c) “O curso de Licenciatura em Educação Física : as contribuições dos Estágios Curriculares Supervisionados para a formação de professores reflexivos” de autoria de Carla Prado Kronbauer (Dissertação de Mestrado em Educação); d) “Identificação das estratégias utilizadas pelos professores de Educação Física em sua formação continuada no ensino superior” de autoria de Haury Temp; e, e) “A formação inicial de professores de Educação Física: a avaliação da prática nas disciplinas teórico-práticas” de autoria de Cassiano Telles; 5) Novos artigos para confecção coletiva do grupo a serem em breve anunciados no blog e e-mail do grupo: a) “As necessidades formativas na percepção dos acadêmicos da Licenciatura em Educação Física  do CEFD/UFSM em situação de Estágio Curricular Supervisionado”; b) “Está chovendo, e agora? A Educação Física e o dia de chuva: um estudo de caso nos Estágios Curriculares Supervisionados I-II-III da Licenciatura do CEFD/UFSM”; c) “O Estágio Curricular Supervisionado da Licenciatura em Educação Física  do CEFD/UFSM: como melhorar a atuação dos estagiários na escola”; d) “A contribuição do Estágio Curricular Supervisionado para o desenvolvimento da profissionalidade dos professores da escola-palco: a percepção dos acadêmicos da Licenciatura em Educação Física  do CEFD/UFSM”; e) “Ser professor de Educação Física na escola: de aluno(a) à professor(a) no Estágio Curricular Supervisionado da Licenciatura do CEFD/UFSM”; f) “A gestão escolar na percepção dos acadêmicos da Licenciatura do CEFD/UFSM em situação de Estágio Curricular Supervisionado”; g) “A formação inicial do professor: crenças e valores dos acadêmicos da Licenciatura em Educação Física  do CEFD/UFSM sobre a sua profissionalização”; e, h) “As contribuições da formação inicial em Educação Física  para a prática docente na escola na percepção dos acadêmicos da Licenciatura do CEFD/UFSM”; 6) Providências de registro de trabalhos no Gabinete de Projetos do CE/UFSM. Estes são todos os projetos de Dissertação de Mestrado em Educação qualificados (Patric Paludett Flores; Clairton Balbueno Contreira; Carla Prado Kronbauer; Haury Temp); 7) Confecção de bancas de defesas de qualificação de artigos monográficos da Especialização em Educação Física  Escolar.em Educação Física  do CEFD/UFSM; 3) Leitura Dirigida II – Ainda sem definição de como será desenvolvida; 4) Prática de Pesquisa II – Ainda sem definição de como será desenvolvida; e, 5) Oficina de Produção de Texto – Foram dado os encaminhamentos finais para tornar os textos publicáveis em revistas. Na  parte final da reunião fizemos o "TRADICIONAL LANCHE" do grupo, onde realizamos uma conversa informal sobre os mais variados assuntos. Após encerramos a reunião. Não tendo nada mais a tratar lavro e assino a presente ata. Prof. Dr. Hugo Norberto Krug.
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário