quarta-feira, 13 de junho de 2012

Oficina de Produção de Textos: A AVENTURA DE LER E ESCREVER - TEXTO Nº 12

RESENHA CRÍTICA DA TESE: "Saberes docentes sobre o tema função: uma investigação das praxeologias"

Cassiano Telles

Durante estas semanas em que estou em casa, resolvi ler alguns textos que me fizessem refletir um pouco mais sobre o processo formativo, mas não um processo formativo dentro da Educação Física e sim uma leitura/reflexão baseada em concepções de ensino/aprendizagem em um contexto geral.
Sei que muitos de nossos colegas pedagogos realizam críticas sobre a Educação Física Escolar, dizendo que professores desta disciplina específica são pautados dentro de um sistema militarista no qual o mais importante é formar atletas, justificando muitas vezes que esta disciplina deve ser um momento de lazer e de liberdade, partindo de um viés que somos todos ditadores de regras e não pedagogos. Mas ao observar a forma com que esta tese discute a didática escolar ou a forma em que devemos ensinar nossos alunos, percebo que existe um fator maior que o professor, que os mesmos não se dão conta.
Sei que a escola deve se preparar e muito para que esta questão de aprendizagem seja mais participativa e reflexiva, mas o texto realiza uma abordagem em que acreditam estar fazendo este ensino reflexivo mas o verdadeiro ensino é mecanizado, tendo este grande ênfase no sistema educacional. Ele nos mostra que o que mudou mesmo foi de uma forma binária o opressor e o oprimido sendo que antes do professor ganhar autonomia em relação aos métodos e critérios que o mesmo irá executar, ele não deixa de ser refém de um certo conteúdo estipulado por força maior.
Não vejo assim uma autonomia na forma do professor ensinar, ele pode usar formas e critérios diferentes, mas o conteúdo programático e que deve ser desenvolvido sempre será o determinado por algo maior. Os alunos não possuem um momento reflexivo nestas aulas, pois eles não tem o direito de questionar os métodos utilizados sendo que o próprio professor não possui a liberdade necessária para mudar estes métodos devido a responsabilidade que lhe aguarda no final de cada ano.
Assim temos um ensino realizado de forma mecânica, aonde os alunos chegam à sala de aula e recebem todo aquele “lixo didático” que irão usar muitas vezes somente para prestar um vestibular ao final de seu aprendizado, sendo que a grande maioria nem para isto irá usar. Sei que esta forma de ensino é quase impossível de mudar, sendo que nem Paulo Freire que foi um grande estudioso e importante discursista a favor desta mudança conseguiu fazê-lo.
Esta construção abordada pelo texto aonde o professor deve construir juntamente com seus alunos exercendo um papel de mediação, obtendo uma reflexão que nos trará uma evolução conceitual dos conteúdos trabalhados é o que se deve fazer, mas acredito que esta metodologia terá que se introduzir aos poucos, se introduzida nas escolas e indo mais longe nas academias “Universidades”.
Será muito difícil mesmo, pois, vimos ao decorrer da história que a evolução esta acontecendo, mas o que esta mudando somente é a tecnologia aplicada. Antigamente se aprendia a somar através de frutas, muitas vezes sem nem mesmo saber do que era composto aquele alimento, os exemplos mudaram, mas a forma de ensinar não, o que facilitou a nos que não facilitava nossos avós é o acesso as informações, hoje qualquer criança tem acesso a internet onde pode ver tudo o que esta acontecendo no mundo o que naquela época nem se imaginava.
A evolução veio e o conteúdo ficou o mesmo, os meios de ensinar ficaram os mesmos, não por termos poucos pensadores, mas pela dificuldade que é ensinar e fazer aprender, acredito que o professor é um mágico muitas vezes sendo que o mesmo consegue mesmo com poucos recursos ensinar, nem que seja aquele básico conteúdo mas consegue fazer com que este aluno saia pelo menos tendo uma base do que foi ensinado.
Estas reflexões e pensamentos nos fazem entender um pouquinho mais sobre o sistema educacional e as formas que podemos tentar fazer a diferença, sendo que primeiro temos que refletirmos que todas as disciplinas são de extrema importância para que o futuro dos cidadãos  que hoje são alunos, mas que amanhã terão que ter em sua consciência que pode e deve melhorar a cada dia este sistema.

Me desculpem pelo texto mas escrevi a punho, depois de terminar a leitura da tese e ver que ainda pensamos a educação como uma preparação para o vestibular, uma preparação para sermos parte de uma seleção de capazes e incapacitados, dependendo de um mero conhecimento específico!!!

Referências:


ROSSINI, R. Saberes docentes sobre o tema função: uma investigação das praxeologias. 2006. Tese (Doutorado) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, PUC-SP, São Paulo, 2006. Disponível em: http://www.pucsp.br/pos/edmat/do/tese/renata_rossini.pdf  . Acesso em: 11/06/2012

2 comentários:

  1. Boa argumentação para um tema que merece um destaque maior. É lamentável o descaso com a educação brasileira hoje. Realmente, a escola parece não acompanhar o desenvolvimento da sociedade, tudo evolui, menos o meio educacional. Isso é reflexo de algo que há anos vem sendo visto, o modo positivista de como a escola é organizada. A fragmentação de como são abordados os conteúdos na escola, deixa muito a desejar, não proporciona uma articulação entre as matérias escolares e muito menos com o mundo, ou o próprio contexto que o aluno está inserido. Mas nem tudo está perdido, nós, educadores já estamos evoluindo, preocupados com a situação. Cabe, colocarmos nossa preocupação em prática, buscando melhoras em nossas ações pedagógicas.

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  2. Olá Cassiano! Também gostei bastante da sua temática e do texto que você produziu. Aline! Seu comentário foi muito pertinente. Abraços Prof. Hugo

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