O comentário a seguir parte da colaboração do texto inicial, em que a da profª. Ana Paula Cristino comenta três itens para a formação continuada: 1) os entraves burocráticos para que a escola efetivamente se torne um espaço formativo; 2) à cultura da esportivização na prática pedagógica dos professores; e 3) perspectivas reflexivas e coletivas para se ampliar o espaço formativo e pedagógico da Educação Física na Educação Básica. O parece que está lançado, ou seja, ”como fazer”?
Para refletir sobre os itens supracitados considero importante os cinco eixos de atuação para a formação permanente (IMBERNÓN, 2001) mencionado pela prof.ª Fabiana a partir da definição de formação continuada apresentada pela profª. Francieli ao citar Marcelo García (1999), o qual compreende formação continuada como um processo de desenvolvimento profissional docente (DPD). Por curiosidade, para chegar à compreensão desse termo, Marcelo García (1999) apresenta ótimo estudo sobre a estrutura conceitual de formação de professores em nível de formação inicial e principiante, entre outros.
Para convergir à proposta dos itens iniciais considero importante deixar algumas questões para projetar o DPD como construção de um território da ação educativa, a saber: como percebemos o fenômeno educativo na Educação Física? Quais são as dimensões desse fenômeno que devem ser priorizadas na escola?
Ao se refletir sobre essas questões, também posso indagar sobre a esportivização na Educação Física Escolar: quais são as possibilidades de desenvolver o esporte como um jogo que ora assistimos, ora jogamos, ora reproduzimos no sentido do esporte/jogo como algo a ser modificado e transformado, o que, sobremaneira recai na intencionalidade das ações didático-pedagógica!!!
Para finalizar, além ou aquém da conclusão do comentário da profª. Franciele, saliento a necessidade de fazer da auto-inter-heteroformação o próprio projeto de formação como parte inicial do processo de atribuição de sentido para o DPD e a Educação Física Escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário