O Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física, denominado GEPEF, oficialmente foi criado em 29 de setembro de 2004, quando do envio ao CNPq do formulário eletrônico de inscrição no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil - Plataforma Lattes. Entretanto, esclarecemos que o grupo já estava constituído desde março de 2003. Os fundadores foram: Hugo Norberto Krug, Victor Julierme Santos da Conceição, Leonardo Germano Krüger, Sidnei Lopes dos Santos Júnior, Maria Cristina Zanini e Márcio Salles da Silva.
A finalidade do grupo é atender as necessidades de aperfeiçoamento e desenvolvimento de profissionais de Educação Física.
Os seus integrantes são professores universitários e acadêmicos de graduação e pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado) da área de Educação Física, bem como professores, desta mesma área da rede de ensino de educação básica.
O grupo possui três linhas de estudos e pesquisas:
1) A linha de estudos e pesquisas denominada de “Formação de Professores de Educação Física” está ligada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) – Curso de Mestrado do Centro de Educação, mais especificamente a Linha de Pesquisa “Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional” que desenvolve investigações sobre a formação inicial e continuada nos seus diferentes níveis e espaços educativos, tendo como referência às relações sócio-políticas e culturais na constituição da docência. Ao considerar o processo identitário do professor, investiga as trajetórias de formação, a produção dos saberes e a aprendizagem docente, na perspectiva do desenvolvimento profissional;
2) A linha de estudos e pesquisas denominada de “Educação Física Escolar” está ligada ao Curso de Especialização em Educação Física Escolar do Centro de Educação Física e Desportos e tem como objetivo desenvolver investigações sobre: a valorização da Educação Física Escolar; os aspectos ambientais, físicos e materiais da Educação Física Escolar; os aspectos organizacionais da Educação Física Escolar; o perfil do professor de Educação Física Escolar; a prática pedagógica do professor de Educação Física Escolar; e, a opinião do aluno de Educação Física Escolar; e,
3) A linha de estudos e pesquisas denominada de “Gestão Educacional” esteve ligada ao Curso de Especialização em Gestão Educacional do Centro de Educação (de 2005 a 2009) e tem como objetivo desenvolver investigações sobre os professores de Educação Física e seu envolvimento com a gestão educacional.
Quanto a produção podemos destacar as seguintes: a) Iniciação científica - 9 concluídas; b) TCC - 7 concluídos; c) Monografias - 17 concluídas; d) Dissertações - 10 concluídas e 4 em andamento; e) Publicações em periódicos - 153; f) Publicações de livros - 5; g) Apresentações em eventos - 314 (resumos: 160; artigos completos: 154) em 99 eventos (internacionais: 43; nacionais: 25; regionais: 25; locais: 6)
Já as temáticas desenvolvidas nas linhas são as seguintes:
1) Formação de Professores - mal-estar docente; stress docente; formação inicial; formação continuada; desenvolvimento profissional; saberes docente e percurso profissional;
2) Educação Física Escolar - valorização; aspectos ambientais, fisicos e materiais; aspectos organizacionais; perfil de professor; prática pedagógica e opinião do aluno; e,
3) Gestão Educacional - desenvolvimento dos professores de Educação Física na gestão educacional; projeto político-pedagógico; conselho de classe; reuniões pedagógicas; direção e cordenação de Educação Física.
Hugo Norberto Krug Pesquisador Líder do GEPEF/UFSM
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